Imagem não é tudo, é só 90%

por Gabriel Galvão¹

Melhorar e aumentar os conhecimentos é muito importante para qualquer profissional. O exercício mental e a constante atualização é fundamental para que o profissional sempre esteja bem posicionado no mercado. Porém, muitos do que se preocupam demais com o intelecto deixam de lado a imagem pessoal. Acabam esquecendo um importante fator para quem está querendo progressão na carreira.
Ainda digo mais: em certos casos, a imagem pesa mais que a inteligência, pelo menos a curto prazo. Já diz a frase, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pode reparar: quando uma pessoa muito bonita chega num ambiente de trabalho, sua beleza abre várias portas. E se ainda for uma daquelas empresas que sempre exigia (não mais agora por causa da lei) que seus candidatos a emprego tivessem a chamada “boa aparência”, então tudo será facilitado para ela. Se tiver o nível de conhecimento exigido para o cargo, a ascensão é praticamente garantida. Contudo, mesmo se não for tão inteligente mas tiver simpatia e habilidade política, ainda sim consegue se manter bem colocada nesse tipo de organização que supervaloriza a beleza.
A questão é que o gestor deve sim cuidar da sua imagem pessoal. Ela ajuda a compor o porte de um profissional confiável e seguro, assim ganhando pontos perante os superiores quando do momento da escolha de alguém para assumir algo importante. Algumas dicas:
Asseio básico sempre em dia: Cabelo cortado, unhas aparadas, dentes limpos (não esquecendo da qualidade do hálito), barba feita para os homens e maquiagem discreta para as mulheres;
Roupas adequadas: Usar o que for mais condizente com o ambiente onde se trabalha. Se informal, roupas básicas. Se formal, camisa de botão e sapato (homens) ou terninho e salto médio (mulheres);
Porte: Educação e bons modos perante os colegas, cumprimentando-os cordialmente, mesmo se não existir amizade entre ambos. Sem arrotar, sem tirar meleca do nariz, sem bocejar alto e sem falar palavrões.
Imagem não é tudo, mas pode ser 90% no momento de uma contratação ou promoção. Uma imagem pessoal bem trabalhada complementa a competência do profissional, assim como um belo rótulo promove um bom conteúdo. Tomando isso como base, o gestor deve se tratar como um produto: ele pode até ter um conteúdo que atenda às expectativas do consumidor, que, nesse caso, são os superiores, mas se não fizer sua divulgação, ou seja, não tiver a imagem adequada, pode ficar no esquecimento.
__________
¹Mensagem publicada no blog administrando.wordpress.com em 04/06/2008
[imagem nossa]
Anúncios

2 comentários sobre “Imagem não é tudo, é só 90%

  1. Gabriel Galvão disse:

    Grande Rafael,

    Muito obrigado por repassar a informação contida no meu artigo. Imagem, felizmente ou infelizmente, influencia na hora de uma seleção ou de uma apresentação. Cabe aos profissionais cuidar de sua aparência e manterem-se o mais apresentáveis possível.

    Parabéns pelo seu blog! Acho que você e a Fernanda deveriam se unir mais, pois são poucos os blogs editados por estudantes ou profissionais de biblioteconomia.

    Abraço!

  2. Fernanda Sanches disse:

    Oi, sempre comento no seu blog, achei bem legal e ddinâmico.
    Imagem algumas vezes é 100% para conseguir um emprego, o resto é consequencia, empresa nenhuma contrata uma pessoa que não se porte bem, não transmita responsabilidade e comprometimento, e se não demosntrar postura ética ai que não tem jeito mesmo.
    Imagem é tudo! se não for, com certeza um bom QI resolve (risos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s