Ative seu Bluetooth

by Abordo da Comunicação

A comunicação está cada vez mais dirigida e horizontalizou o diálogo com o mercado consumidor. O público é considerado fator principal de uma campanha, transformando-o em um transmissor da mensagem, cenário criado principalmente pelas mídias sociais e comunicação digital.

Não é novidade que a Web possibilita o crescimento inovador das estratégias de marketing e comunicação. O acesso aos canais digitais e sociais é facilitado à medida que o mercado consumidor torna-se cada vez mais adepto à rede. Não só à rede, mas também ao mobile marketing, com uma comunicação mais dirigida e horizontalizada, como o Bluetooth Marketing, uma das mais recentes estratégias de comunicação com o cliente.

A tecnologia funciona da seguinte maneira: um emissor instalado em um estabelecimento transmite conteúdo de áudio, vídeo, foto ou texto para os celulares dos usuários que ativarem o bluetooth em seus aparelhos. Uma das vantagens é que todo o conteúdo é enviado gratuitamente, sem a necessidade de uma operadora de telefonia móvel.

Em matéria publicada na Revista VendaMais (setembro/2010), Rodrigo Rosa, diretor de marketing da 2call, franquia especializada em marketing móvel, comenta que a tecnologia é utilizada como um veículo de comunicação em que empresas escolhem os locais cobertos pelas bluetooth zones, frequentados por seus respectivos públicos-alvo para enviar campanhas relacionadas aos seus produtos ou serviços. Organizações de todos os setores têm apostado nesse modelo de campanha por ser relativamente barato, eficaz e,principalmente, direcionado.

Uma campanha curiosa da Motorola no show da Fergie, em São Paulo, foi bastante efetiva. A campanha foi de lançamento de um aparelho celular assinado pela artista. O conteúdo enviado era um papel de parede da cantora com o selinho da Motorola. E o que mais chamou a atenção foi que a maioria das entregas foi feita para aparelhos da concorrência. É a comunicação compartilhando conteúdo sem fronteiras.

Além de ter um efeito viral – pois o cliente que recebe a mensagem pode transmitir a um amigo –, é uma comunicação rápida e interativa, permitindo ao comunicador e ao cliente manter uma relação ainda mais horizontal.

Ainda há suas limitações em função da capacidade geográfica; entretanto, em pouco tempo, a comunicação estará ainda mais digital e dinâmica.

Eu já ativei o meu. E você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s