O Bibliotecário e a Gestão do Conhecimento

Regina Santos Silva Tonini[1] e Elizete Pereira Sá[2]

 

Tanto a informação como o conhecimento gerado nas Organizações são o resultado da aprendizagem individual e organizacional, ambos necessitam da gestão adequada, para garantir a sua recuperação quando necessária.

Na reflexão para estabelecer a diferença entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento observa-se que os dois processos envolvem ações de busca, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, a diferença é determinada apenas pela forma de expressão tácita ou explícita.

Explícita: formal, pode ser documentado ou articulado em linguagem natural.

Tácita: informal, dependente da experiência pessoal de cada um. Envolve fatores intangíveis como crenças pessoais, perspectivas e valores. Difícil de ser documentado e compartilhado.

De acordo com o Knowledge Management Glossary Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma Organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico

Segundo Tarapanoff (2008) Gestão da Informação é aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização, controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos

Muitos estudiosos do assunto observam a diferença tomando como base o fato da informação poder ser estruturada e transferida, porém o conhecimento ser de difícil estruturação e transferência, por se tratar de processo intrínseco e individual, que só se processa a partir da aprendizagem individual ou coletiva, a depender da maneira como cada um absorve a informação

O bibliotecário, devido aos seus conhecimentos de classificação e indexação, é essencial para prestar relevante serviço na tarefa de identificar especialistas numa organização. Baseado na informação sobre quem pesquisa temas específicos, pode contribuir de forma eficaz na implantação das comunidades de práticas e outras ações que envolvem a participação de profissionais que conheçam a Organização, seus funcionários, suas atividades e os processos do negócio. O bibliotecário pode ainda atuar como mediador entre as necessidades de conhecimento e as fontes disponíveis, muitas vezes fontes “humanas,” que viabilizam a realização da ponte entre o explícito e o tácito e vice-versa.

 

Referências

 

TARAPANOFF, Kira  Aprendizado ao longo da vida como instrumentos para a excelência em gestão pública. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS E BIBLIOTECAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 5Brasília, 2008. Disponível em: www.apbpe.org.br/v2/jornada5/palestras/bib_org.pdf.

2 comentários sobre “O Bibliotecário e a Gestão do Conhecimento

  1. Roberta Campos disse:

    Tenho dito aos meus colegas de profissão, estagiários e funcionários que possuí sobre minha supervisão que a visão do profissional Bibliotecário tem se modificado ao longo do tempo, muito pelas novas tecnologias e muito pela visão do foco de trabalho deste profissional.
    O suporte que anteriormente era restrito a nossa área, e que dá nome a nossa profissão, foi transformado, em sua essência, com o real valor do que deve ser trabalhado por nós (Bibliotecários), a INFORMAÇÃO.
    O foco do Bibliotecário não é mais a informação em formtao físico mas a essência dela e, quais os métodos e práticas para se obtê-la.
    Creio que a visão das empresas têm se ampliado em torno disso e o profissional, capacitado para atuação frente as inovações e necessidades do mercado, possui um leque de opções de trabalho nunca antes visto.

    • Concordo plenamente com você Roberta, nosso foco mudou bastante ao longo dos anos (do livro à informação) e agora estamos caminhando da informação ao conhecimento. É uma tendencia natural usarmos nossa expertise para fomentar a busca pelo conhecimento em nossos usuários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s