Software gratuito auxilia na fomatação de trabalhos acadêmicos

tcc-planejamento

Além da alta qualidade  argumentativa e pesquisa refinada necessárias para a fundamentação do trabalho acadêmico, seja ele um artigo, monografia, dissertação ou tese, há outra exigência bem específica: a formatação nos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e algumas variantes como Vancouver ou APA (nas referências para as áreas de saúde e psicologia respectivamente)

.Sem uma certa habilidade e treino levasse muito tempo e pesquisa  para conseguir deixar todo o material dentro das normas – e nesses casos tempo é o que mais falta, nem sempre é possível ter o suporte de um bibliotecário para auxiliar ou normalizar o trabalho devido a grande demanda.

O “Monografando” é uma ferramenta que permite ao usuário escrever seu trabalho enquanto o mesmo é editado já dentro das normas de formatação. Disponível para download gratuito, o software apresenta interface simples, no estilo formulário, na qual basta preencher os campos requeridos – como nome dos integrantes do gripo, do orientador, capítulos e palavras-chave – e então terminar a montagem básica do trabalho. Depois basta completá-lo com o conteúdo.

A normalização nos moldes da ABNT é muito importante para a padronização das publicações e comunicação científica e precisa sim ser feita, mas, não quer dizer que o processo necessite ser árido e massante.

É importante que o usuário da ferramenta confira sempre o site da ABNT e a documentação do sistema para saber se o mesmo se encontra atualizado.

Já utilizou? que tal contar para o pessoal aqui como foi a experiência 😉

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s