Ler na Praça promove distribuição de livros em Salvador

650x375_lazaro-cesar-ler-na-praca_1438220

Fonte: Atarde

Graças ao projeto Ler na Praça, os moradores do bairro de Brotas tiveram, nesta segunda-feira, 11, a oportunidade de colocar a leitura em dia. Cerca de 5 mil livros, entre didáticos e literários, foram disponibilizados para doação.

O projeto é independente e existe há 15 anos, mantido pelo comerciante Lázaro César Planzo Sandes, 53 anos. Ele conta que tomou a iniciativa com o objetivo de disseminar o conhecimento.

“No início, reuni algumas revistas da minha  casa e fui até a praça. Chamei umas crianças que estavam brincando na rua, disse que podiam pegar as revistas de graça e elas adoraram. Logo, amigos e conhecidos começaram a me procurar para doar livros e dar continuidade à iniciativa”, contou.

Hoje, Lázaro promove pequenos eventos para fazer a entrega dos livros. A intenção é atrair todo tipo de público, em diferentes bairros da cidade, como Piatã, Plataforma, Amaralina, e  Uruguai. Quando tem oportunidade, Lázaro também leva o projeto para cidades do interior como Cachoreia, Irará e Muritiba.

A próxima entrega de livros em Salvador está prevista para 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura, mas o local ainda não foi definido.

A dona de casa Nilzene Santana, 38 anos, costuma frequentar a sede do projeto. Desta vez, ela escolheu livros de biologia e de geografia. “Geralmente, procuro por livros didáticos para ajudar os meus filhos na escola. O projeto é ótimo, pois muita gente não tem condições de comprar livros”, elogia.

“Não recebo nenhum incentivo da prefeitura ou do governo do estado. Gasto, por mês, quase R$ 2 mil para manter a sede. Gostaria que o projeto tivesse maior visibilidade, que as autoridades contribuíssem com um apoio mensal”, diz Lázaro.

Como ajudar

Hoje, o comerciante  acumula mais de 50 mil livros na sede do projeto. Qualquer pessoa pode contribuir com doações de livros usados.

Segundo Lázaro, basta que o doador vá até a sede na rua Teixeira Barros, nº 12, próxima à Escola de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia, em Brotas.

Se preferir, o doador também pode ligar para o número (71) 9937-1089 e marcar um horário para que algum colaborador da sede vá buscar a doação em domicílio.

“O importante é não deixar o livro parado”, afirma

Um comentário sobre “Ler na Praça promove distribuição de livros em Salvador

  1. Johne780 disse:

    I like this post, enjoyed this one regards for posting. He removes the greatest ornament of friendship, who takes away from it respect. by Cicero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s